sábado, 21 de março de 2009

Comunidade Missionária Católica Anawim Hased

SIGNIFICADO DE ANAWIM
Em hebreu, "o pobre, os pobres". São empregados sobretudo para designar os chamados pobres de Javé, que são a gente humilde, normalmente carente de bens materiais, mas caracterizada principalmente por sua atitude religiosa, feita de retidão e de confiança em Deus. São mencionados em muitos textos do Antigo Testamento, como Sf 2,3; 3,11.15; Zc 9,9; Sl 18(17); 34(33); 103 (106)... O Novo Testamento fala deles em Lc 1,46-55 ( o cântico de Maria); em Mt 11,25; em Lc 10,21 etc., e encarnados em pessoas concretas como os pastores, Isabel, Ana, Simeão e, sobretudo, Maria e, acima de todos, o próprio Jesus. (fonte: http://www.catolicanet.com.br)


O CHAMADO
A Comunidade de Aliança Jovens Anawins (Pobres de Javé) é formada por jovens leigos Católicos Apostólicos Romanos engajados na igreja que inspirados pelos dons e carismas do Espirito Santo e na condição de batizados buscam obedecer o chamado do Senhor Jesus que diz “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”. (MC, 16, 15-18)


MISSÃO
Preocupados com a realidade agravante que os jovens se encontram em estado de vulnerabilidade social, a comunidade tem como missão evangelizar as pessoas, em principal os jovens e faze-los despertar para a palavra e a presença do Senhor em suas vidas, através de pregação, intercessão, música e dança.


CARISMA
Amor e serviço
Buscamos viver acerca do mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo que diz: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.”
(João 15, 12-17)

Dance in cristo
Tem como objetivo atingir jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, estando expostos a todo tipo de violência, onde não há um local apropriado para o desenvolvimento de sua religiosidade, cultura e lazer.

Pensando nisso o Projeto Dance in Cristo é um espaço para a “juventude católica”, ou que ainda não faz parte da igreja, contendo entretenimento, palestras e formação no âmbito religioso, com propósito de evangelizar através da música, dança, pregação e intercessão, incentivando a integração e participação de jovens à igreja.




Toda quinta-feira jejuamos e oramos.

“Então os discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsar este demônio? Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum.” (Mateus 17. 19 e 20)

“Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26,41)


SURGIMENTO
Em julho de 2003, jovens trabalharam para montar uma pequena biblioteca na Comunidade São Vicente da Paróquia Todos os Santos, logo se tornou ponto de encontro de jovens Católicos Apostólicos Romanos, o convívio, a amizade e o amor, fortaleceram os laços desses jovens, que cada vez mais numerosos e de diversas comunidades da paróquia, juntos, cantavam louvores ao Senhor, oravam e nas horas vagas cuidavam dos livros.

Como brincadeira esses jovens começaram a falar que eram uma comunidade de vida, devido a convivência diária e todo o amor que os unia, mas em uma manhã o que era brincadeira começou a tomar seriedade, um dos jovens ao despertar foi tomado por um pensamento e cantava incessantemente “dai-me almas e ficai com o resto o que importa é juventude santa” (Dom Bosco), desde então aumentou a inquietação por fazer algo além de seus trabalhos pastorais, já não bastava ser ministro da eucaristia, já não bastava ser um jovem seminarista, já não bastava coordenar pastoral da juventude ou T.L.C., o trabalho de evangelização precisava ser mais abrangente e ir além dos limites de uma paróquia.

O ano de 2004 foi marcado por separações, os jovens da biblioteca dispersaram-se por diversos fatores; trabalho, estudo, e até mesmo a saída de alguns que eram funcionários e cuidavam da manutenção e organização da biblioteca.


No dia 3 de setembro de 2005 foi realizado o I Dance in Cristo que para sua
realização contou com equipes de intercessão, pregação e música, as quais
permaneceram ativas na realização conjunta de eventos e retiros das
paróquias da região de Embu das Artes e São Paulo.

Após a realização do I Dance in Cristo, do Luau e da participação em outros
eventos paroquiais, houve um despertar em muitos jovens, sentiram-se
chamados a servir e a unirem seus sonhos ao da Comunidade Aliança Jovens
Anawins e desde então vem crescendo e ganhando novos integrantes para
evangelizar através de pregação, intercessão, música e dança.

2 comentários:

  1. Gostaria de conhecer mais sobre os trabalhos comcrianças e famílias carentes...sou supervisora pedagógica...talvés possa desenvolver alguma atividade com crianças carwentes!
    Obrigada!

    ResponderExcluir